Junta de Freguesia de Longos Vales Junta de Freguesia de Longos Vales

Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano

O Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano, inaugurado no dia 17 de Maio de 2009, tem uma acentuada componente pedagógica, junto da comunidade escolar, constituindo-se como um espaço de grande valor para os académicos e arqueólogos que pretendam aprofundar conhecimentos sobre o Castro de S. Caetano.

Situado no lugar do Outeiro, Longos Vales, o Castro de S. Caetano foi classificado, por decreto nº11454, de 19 de Fevereiro de 1926, como monumento nacional, sendo um local de grande interesse arqueológico. Ao longo de várias décadas, foi objeto de diversas intervenções de valorização.

O Castro de S. Caetano era um povoado típico da Idade do Ferro, com cerâmica indígena, cerâmica de importação romana, como a ânfora e a terra sigillata, bem como, materiais cerâmicos de construção tipicamente romanos, como a tegula e o imbrex. Possuía habitações circulares e subretangulares, o que atesta, conjuntamente, com o espólio cadastrado, a importância deste povoado, desde o século I A.C até ao século II D.C.

Trata-se de um cabeço pouco florestado, com alguns afloramentos graníticos, cuja altitude média é de 329 metros. A vegetação que cobre este pequeno planalto de planta subtriangular de grandes dimensões é, fundamentalmente, o tojo, dentro da vegetação rasteira, e o pinheiro, no que concerne à vegetação alta.

A nível arqueológico, o Castro de S. Caetano apresenta um conjunto de três linhas de muralhas, definindo-se, desta forma, como povoado de grande ocupação. O sítio tem sido alvo de intervenções arqueológicas, ao longo dos últimos tempos, as quais têm vindo a colocar a descoberto um conjunto interessante de estruturas.

© 2024 Junta de Freguesia de Longos Vales. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia